A Apple pode usar a mesma estratégia de produção de iPhones para estrear com sucesso na indústria automobilística. De acordo com novas informações da Bloomberg, a empresa estaria planejando trabalhar com uma fabricante terceirizada para montar seus primeiros carros.
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Os novos rumores aparecem após a interrupção de negociações com marcas famosas, como a Hyundai. Sobram para a Apple duas opções: realizar uma parceria com uma fabricante contratada, como a chinesa Foxconn ou a canadense Magna International; ou montar suas próprias instalações de fabricação.
A Foxconn já tem um pé no ramo automotivo: em outubro, ela produziu um chassi de carro elétrico e uma plataforma de software para ajudar empresas a lançarem novos automóveis no mercado rapidamente. A empresa também fechou um acordo com a startup Fisker para produzir mais de 250.000 veículos elétricos.
A Magna também é um nome bastante possível, já que tem muita experiência no segmento automobilístico. A montadora é responsável por modelos de luxo da BMW, Daimler e Jaguar Land Rover.
A expectativa mais aceita é de que a Apple fique responsável pelo desenvolvimento do software para o automóvel, bem como do design do veículo, deixando a produção final nas mãos da empresa terceirizada. Para fins de comparação, a Tesla, de Elon Musk, chegou a perder bilhões de dólares com a administração de suas próprias fábricas antes de efetivamente começar a gerar renda regular. Ainda assim, enquanto a montadora de carros elétricos lucrou US$ 700 milhões em 2020, a Apple teve lucro de US$ 60 bilhões.
Os primeiros desafios no segmento automotivo
A paralisação nas negociações com montadoras tradicionais representou o primeiro desafio para a Apple, já que o acordo com uma marca conhecida basicamente exigiria que uma empresa de automóveis já existente voltasse sua produção totalmente para privilegiar uma nova rival.
Segundo a Bloomberg, uma funcionária com cargo de gerência – que passou tanto pela Apple quanto pela Tesla – teria comparado a ação a um cenário no qual a Apple pediria à Samsung para parar de fabricar seus smartphones para se dedicar a iPhones.
Ainda que o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, tenha feito alguns pronunciamentos sobre o assunto, dizendo à toda a indústria que “não tem medo” de um Apple Car, dificilmente uma marca consolidada na indústria de automóveis aceitaria de bom grado dar palco para a gigante de Cupertino.
Apesar de poder apelar para as fábricas terceirizadas, a Apple também pode considerar uma produção interna. Recentemente, a empresa abriu vagas de emprego para “engenheiro de manufatura sênior” no seu grupo de projetos especiais.
Com informações: Bloomberg
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