36 milhões de adultos brasileiros têm hipertensão, de acordo com a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo). A pressão alta é fator de risco para doenças do coração e requer aferições regulares. Os medidores GP480BT e LA850BT, que devem ser lançados como G-Tech Smart Connect, foram homologados pela Anatel para venda no Brasil – e ambos têm Bluetooth para se conectar ao celular.
- Galaxy Watch Active 2 é atualizado com app de ECG e pressão no Brasil
- Como fazer um eletrocardiograma no Apple Watch [ECG]
Alguns medidores de glicemia têm Bluetooth
Antes de detalhar os medidores de pressão, queria dar um pouco de contexto. Minha mãe tem hipertensão e diabetes, mas o medidor de pressão dela acabou ficando em outra cidade, enquanto o aparelho de glicemia foi abandonado pela fabricante – ou seja, não há como comprar tiras de teste para aferir o “açúcar no sangue”.
Isso não era um problema porque minha mãe costumava fazer o acompanhamento nas visitas regulares aos médicos. Com a pandemia, tudo mudou. Em julho, ela foi internada com a pressão em torno de 20/10; o ideal é que isso não ultrapasse 13/8.
A hipertensão é um mal silencioso, que costuma exibir sintomas só quando a situação está grave. Para evitar que isso acontecesse de novo, eu pesquisei por aparelhos para medir a pressão e glicemia em casa.
Eu fiquei impressionado com um monitor de glicemia equipado com Bluetooth: o Accu-Chek Guide custa praticamente o mesmo que os concorrentes, mas sincroniza os dados com um app de celular de forma automática. Dessa forma, eu consigo acompanhar as medidas mesmo estando em outra cidade.
Com o medidor de pressão, foi diferente. Até encontrei um modelo com Bluetooth – o HEM-9200T da Omron – mas ele custava o triplo que uma versão semelhante sem conectividade (HEM-7122), que acabei comprando.
G-Tech Smart Connect se conecta ao celular via Bluetooth
Aí entram os aparelhos de pressão homologados pela Anatel, que devem ser comercializados sob o nome G-Tech Smart Connect. O GP480BT é um medidor de pulso que exige duas pilhas AAA; enquanto isso, o LA850BT vem com braçadeira e precisa de quatro pilhas AAA – ele também funciona via USB.
O manual do usuário mostra que ambos os modelos têm basicamente a mesma interface: uma tela monocromática que exibe a pressão sistólica e diastólica, a frequência cardíaca, o nível de bateria, a média das três últimas medições e o ícone de Bluetooth.
A conectividade Bluetooth é ativada por padrão (podendo ser desligada) e serve para sincronizar automaticamente o resultado de cada medição com o smartphone. Isso exige a instalação do aplicativo G-Tech, que já está disponível para Android e iPhone; no entanto, ele atualmente funciona só com monitores de glicemia compatíveis.
O GP480BT e LA850BT foram homologados em dezembro de 2020, mas parecem ainda não estar à venda no Brasil. A certificação da Anatel foi emitida a pedido da Accumed, responsável pela marca G-Tech; eles são fabricados pela chinesa Living Science.
Acredito que o GP480BT, por ser um medidor de pulso, deve ser mais acessível. Até mesmo o LA850BT com braçadeira poderia chegar a um preço aceitável: o concorrente Omron HEM-9200T era vendido por R$ 699, mas recebeu desconto e baixou para R$ 299.
Colaborou: Everton Favretto.
Medidores de pressão equipados com Bluetooth são homologados na Anatel
0 Commentaires