Donos de Macs com Apple M1 já podem rodar o Windows 10 on ARM Insider Preview em seus computadores via máquina virtual. Nesta quarta-feira (14), o Parallels Desktop recebeu uma atualização que traz o suporte nativo ao novo processador da Apple com arquitetura ARM. A nova versão também funciona com distribuições Linux.
- O que é uma máquina virtual?
- Sai Intel, entra Apple: os detalhes da maior mudança nos Macs em 15 anos
O Parallels Desktop 16.5 permite que computadores com Apple Silicon virtualizem outros sistemas operacionais. Segundo os desenvolvedores, ao usar o Windows 10 em um MacBook Air com Apple M1, a nova versão consome 250% menos energia em relação ao notebook de 2019 com Intel Core i5. Além disso, a performance no MacBook Pro com M1 sobe 30% em comparação com o modelo de 2019 com Intel Core i9.
Parallels roda Windows 10 (ARM) em Macs com Apple M1
A atualização marca sua estreia depois de ser testado por mais de 100 mil usuários com o novo chip da Apple. Os responsáveis pelo software afirmaram que, durante a fase experimental, foi possível rodar “dezenas de milhares” de aplicativos para Intel, incluindo o Microsoft Office, Visual Studio, PowerBI e mais. Os apps foram executados no Windows 10 on ARM Insider Preview, disponível no site da Microsoft (microsoft.com).
“Recebemos comentários entusiasmados sobre o desempenho notável do Technical Preview of Parallels Desktop 16 para Mac M1 e Windows 10 on ARM Insider Preview, bem como apps e jogos x86, incluindo Rocket League, Between Us, Roblox, The Elder Scrolls V: Skyrim, Sam & Max Save the World e muitos outros”, disse Nick Dobrovolskiy, vice-presidente sênior de engenharia e suporte da Parallels.
A possibilidade de utilizar o Windows nos novos computadores da Apple é um dos destaques da nova versão. Agora, os usuários do Parallels Desktop podem instalar a prévia do Windows 10 para ARM em uma máquina virtual. A Microsoft, vale lembrar, só distribui licenças do sistema para a arquitetura ARM às fabricantes.
Mas não é só Windows que os usuários podem virtualizar em seus computadores. As distribuições de Linux também são compatíveis com a nova versão do aplicativo para Macs. No comunicado à imprensa, os desenvolvedores citam sistemas como o Ubuntu 20.04, Debian 10.7, Fedora Workstation 33-1.2 e o Kali Linux 2021.1.
“Qualquer pessoa com uma licença do Parallels Desktop 16 para Mac pode obter uma atualização automática para o Parallels Desktop 16.5 sem custo adicional”, anunciaram. Além de Macs com Apple Silicon, a nova versão também funciona em computadores da Apple com processadores da Intel.
Com informações: 9to5Mac, Parallels (Newsroom) e The Verge
Macs com Apple M1 conseguem rodar Windows 10 ARM via Parallels
0 Commentaires