O Nubank anunciou nesta terça-feira (6) uma ferramenta para que seus clientes parcelem compras individuais, dentro do aplicativo responsável por gerenciar todas as transações. Os juros cobrados pelo serviço são menores que as taxas para o crédito rotativo (custo quando uma fatura não é totalmente quitada pela pessoa) e o objetivo é não obrigar o usuário a dividir uma fatura inteira em momentos de necessidade.
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Com a nova ferramenta, o usuário pode escolher qualquer compra feita com o cartão de crédito do Nubank e parcelar em até 12 vezes, respeitando parcelas de no mínimo R$ 20 para cada mês.
O recurso pode ser importante tanto para quem tenta reduzir os gastos mensais, como para clientes da fintech brasileira que compraram um produto sem a opção de parcelamento com o comerciante. Outro cenário bastante interessante é para as compras internacionais, onde quase nunca é oferecida a praticidade da divisão do valor em quantias a cada mês.
O Nubank diz que o valor somado das taxas cobradas pelo parcelamento de compras individuais é menor quando comparado ao custo total do crédito rotativo. Em um exemplo com produto custando R$ 75 à vista, o usuário escolhe dividir em nove parcelas iguais de R$ 10,27. O demonstrativo de tarifas colocou 4% de juros por mês, junto de IOF para compor o montante final – quantia abaixo do mínimo de R$ 20, vai entender.
O primeiro pagamento já é cobrado dentro da fatura atual, onde a compra original aparece. A partir do momento da confirmação para o pedido de parcelamento, não é possível retornar para a transação à vista, muito menos editar o número de vezes.
Por enquanto os testes acontecem dentro de um pequeno grupo de clientes da fintech brasileira, ainda sem previsão do Nubank para expandir a fase para mais pessoas, ou então para entregar a ferramenta para todos os usuários.
Neste momento, clientes com cartão de crédito e conta dentro da fintech podem pedir empréstimo pessoal como alternativa. Essa modalidade é mais cara (a taxa muda de pessoa para pessoa, mas gira em 4,5% ao mês), permite o primeiro pagamento em até 90 dias e oferece parcelamento em até 24 vezes. Outra diferença por aqui é que o processo pode ser desfeito a partir de sete dias após a contratação.
Nubank vem ampliando seus produtos
Em fevereiro deste ano o Nubank lançou duas novidades, uma em produto próprio e outra em ferramenta para seus clientes. A primeira é a compatibilidade do cartão da fintech brasileira com uma carteira digital pela primeira vez, neste caso com o Google Pay. O Nubank vem prometendo aparecer dentro destas soluções desde o lançamento do Samsung Pay no Brasil, em 2016 e só agora seus usuários puderam utilizar o celular para pagarem as compras.
A segunda novidade é uma espécie de cartão pré-pago, que o Nubank jura não ser desta modalidade. Mesmo assim, o limite utilizado pelo cartão só existe se o cliente colocar o dinheiro em uma área reservada do app, mas ainda dentro da conta. O valor inserido vira, automaticamente, um novo limite e pode ser utilizado para qualquer transação com cartão de crédito. Seja para parcelar compras, levar produtos à vista ou então assinar algum serviço.
O dinheiro enviado para a conta aparece como limite disponível e toda compra que consumir este número, fará o valor ser reservado dentro do Nubank para o pagamento da fatura em seu vencimento – como um caução.
Nubank testa parcelamento de compras feitas à vista no cartão de crédito
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