Após a boa notícia a respeito da adição de áudio lossless ao Apple Music sem custos adicionais, temos um balde de água fria para quem tem escuta música pelos AirPods: a transmissão de áudio sem perdas não será possível nestes dispositivos, nem mesmo no modelo mais caro, os AirPods Max, que custa US$ 6.899.
- Como usar o Apple Music [Guia para Iniciantes]
- Como encontrar suas músicas mais tocadas [Spotify, Deezer, Apple Music]
Durante o anúncio do novo recurso para o Apple Music, a empresa chegou a alertar que para reproduzir áudios em alta qualidade sem perdas (Hi-Res Lossless), é preciso ter um equipamento externo, como um conversor digital para analógico (DAC) via USB.
A marca também confirmou em seu site que é possível reproduzir áudio lossless em iPhones, iPads, Macs ou Apple TV. Até mesmo os HomePods são compatíveis, segundo o site T3. O que pegou algumas pessoas de surpresa é que você não poderá aproveitar o som com qualidade de CD que o Apple Music tem a oferecer nos próprios… fones de ouvido ultra-caros da Apple.
O motivo é a codificação do áudio lossless do serviço, feita em arquivos Apple Lossless Audio Codec. Os AirPods (convencional, Pro e Max) suportam apenas o codec Bluetooth AAC. A situação é compreensível nos AirPods e AirPods Pro, fones totalmente sem fios, que recebem apenas música via Bluetooth e funcionam muito bem para isso.
Entretanto, o problema não pode ser resolvido mesmo ao tentar plugar um cabo nos AirPods Max, o que é frustrante para os verdadeiros audiófilos, já que estamos falando de outro conceito de fones aqui.
AirPods Max não suportam formatos de áudio digital com fios
Em resposta ao The Verge, a Apple explicou a situação: “O modo de audição com fio dos AirPods Max aceita apenas fontes de saída analógica. Os AirPods Max atualmente não oferecem suporte a formatos de áudio digital no modo com fio”.
O processo que ocorre é o seguinte: se você tenta tocar uma música lossless de 24 bits a 48 kHz a partir de um iPhone em um AirPods Max com cabo, o áudio será convertido para analógico e, em seguida, será transformado novamente em digital para 24 bits a 28 kHz. Essa conversão final é o que impede a correspondência exata – o áudio sem perdas.
Perceba que isso pode mudar, já que a empresa fez questão de responder com o “atualmente”. E, ainda assim, você deve obter uma qualidade de áudio muito boa ao reproduzir músicas com o cabo nos AirPods Max, apesar de não ser verdadeiramente sem perdas.
Dolby Atmos funcionará nos AirPods
Felizmente, nem tudo está perdido. Músicas com mixagens Dolby Atmos poderão ser ouvidas com o recurso de áudio espacial, que é compatível com os AirPods e fones Beats com chip H1 ou W1. Além disso, os alto-falantes dos iPhones, iPads e Macs mais recentes também têm suporte à tecnologia.
Com informações: T3 e The Verge
AirPods Max de R$ 6.899 não terá suporte a áudio lossless no Apple Music
0 Commentaires