Um novo vídeo circula no Facebook e WhatsApp espalhando desinformação a respeito do recurso de encaminhamento de ligações da operadora. Essa função é conhecida como “Siga-me” e não quer dizer que o celular está sendo monitorado por usuários mal-intencionados, ao contrário do que afirma o policial militar no vídeo. Trata-se de uma escolha do próprio usuário. Já os códigos *#21# ou ##002# são para checagem de informações da operadora ou contratação de serviços na linha.
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Por que a informação do monitoramento é falsa?
O recurso mostrado no vídeo é o de encaminhamento de ligações da operadora, conhecido como “Siga-me”. É um serviço contratado pelo próprio cliente quando ele deseja que as chamadas sejam enviadas para outro número.
Na prática, funciona assim: quando alguém liga para o número que tem o encaminhamento de chamadas ativo, essa pessoa que fez a ligação é transferida para outro número escolhido pelo cliente que configurou o encaminhamento de ligações.
É uma função útil quando o recebedor da chamada não pode atender, seja porque não estará em casa ou na empresa ou mesmo fora do país e quer manter o celular inativo. Nesse caso, pode configurar para receber a chamada em outro número em funcionamento ou indicar alguém responsável por receber as ligações.
A Claro coloca da seguinte forma: “o Siga-me é um serviço que possibilita a transferência de chamadas recebidas em seu número para outro telefone celular ou fixo”.
“O Siga-me permite que o usuário programe a transferência de chamadas de um telefone para qualquer outro número, seja ele fixo, celular ou interurbano. Dessa forma, quando alguém liga para sua empresa, automaticamente a chamada é desviada para o número cadastrado”, explica a Vivo no blog.
Vale ressaltar que o Siga-me ou encaminhamento de ligações não está disponível para qualquer linha ativa, é geralmente oferecido aos clientes pós-pago.
Fique tranquilo!
Se o encaminhamento de chamadas estivesse ativo, o número não receberia nenhuma ligação. Elas seriam desviadas para a linha configurada. Só o proprietário da linha consegue contratar o Siga-me.
Para que servem os códigos *#21# e ##002#
Há uma série de códigos que podem ser acessados pelo app discador do celular. Esses números são usados para verificar algumas informações da operadora, contratar serviços ou checar dados do dispositivo (como saber o número IMEI).
Nesse caso do vídeo, o *#21# serve para confirmar se o encaminhamento de ligações está ativo na linha. Já o ##002# cancela todos os encaminhamentos configurados com a operadora.
Outros códigos úteis são:
- *#06#: para ver o IMEI do telefone;
- *222# se for TIM: para ver o saldo de créditos;
- *544# se for Claro: para ver o saldo de créditos.
Há diversas combinações, mas variam também entre os aparelhos. A operadora pode indicar outros para facilitar a comunicação com o cliente sem a necessidade de falar com um atendente em uma ligação.
Informação de que seu celular é monitorado é falsa; entenda o *#21#
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