Depois de enfrentar ondas de comentários negativos e adiar seu plano de acabar com o rastreamento de cookies de terceiros no Chrome, o Google revelou nesta sexta-feira (23) um calendário que detalha quais serão as próximas fases das novas ferramentas de privacidade que devem ser adotadas no navegador. A implementação da Privacy Sandbox — junto com a polêmica FLoC (Federation of Learning Cohorts) — deve ocorrer apenas em 2023.
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No calendário, o Google dá prazos para discussão, testagem e adoção de cada API que compõe a Privacy Sandbox; elas estão divididas em 4 itens:
- Combate de spam e fraude na web
- Amostra de conteúdo e anúncios relevantes
- Medição de alcance de publicidade digital
- Fortalecimento da privacidade entre sites
A empresa quer alinhar todas as ferramentas e APIs da Privacy Sandbox até setembro de 2022, quando pretende lançá-las ao mercado e colher feedbacks, tanto de usuários quanto de anunciantes, sobre as novas interfaces do Chrome.
Após acompanhar as mudanças, o Google inicia a última fase prevista no calendário: eliminar os cookies de terceiros até o final de 2023.
FLoC será discutida pelo Google até o 3º trimestre de 2021
O 1º item, de “Combate de spam e fraude na web” é o único em fase de testes, que deve ser finalizado até 2022. Para cumprir com este item, o Google vai aplicar uma API chamada de Trust Token. Ela distingue quem está por trás da conta de um usuário: se ele é humano ou robô. O Trust Token ajuda sites na internet a fazerem essa distinção, o que fortalece a confiança do sistema do Chrome.
A polêmica do FLoC — que chegou a ser criticada pelo Mozila, um dos principais concorrentes do Chrome — se encaixa no item 2 do calendário: “Amostra de conteúdo e anúncios relevantes”.
Em termos básicos, o FLoC elimina o rastreamento individual — feito pelos cookies de terceiros. Ela coleta dados de navegação de um grupo de usuários com histórico de busca semelhante: o Chrome vai mostrar anúncios identicos para fãs do eFootball (antigo PES) que procurem pelo jogo na web. Por sua vez, esse pacote de informações será vendido aos anunciantes.
A nova API de anúncios online do Chrome está prevista para ser discutida até o final do terceiro trimestre de 2021. Depois disso, ela entra na fase de testes até a metade do ano que vem, e deve ser testada em larga escala até 2023.
O FLoC é a única API que foi “testada por desenvolvedores”. Todas dentro do escopo dos itens 3 e 4, de “Medição de alcance de publicidade digital” e “Fortalecimento das privacidade entre sites” também estão sendo discutidas pelo Google.
O calendário será constantemente atualizado pelo Google. Na versão beta do Google Chrome 92, é possível testar o FLoC e outras interfaces da Privacy Sandbox.
Confira o calendário completo sobre a Privacy Sandbox do Google neste link.
Com informações: 9to5Google
Google detalha ações para eliminar cookies de terceiros em novo calendário
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