As antenas de transmissão da Starlink vem reagindo de forma imprevisível em relação ao clima de verão dos EUA — chegam a competir com as frases inusitadas de seu dono, o bilionário Elon Musk. Mas a Starlink, braço de internet via satélite, diz que, pelo menos, suas antenas móveis feitas para veículos vão aguentar temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas.
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Novas antenas ESIM terão capacidade para derreter neve
Atualmente, as antenas móveis da Starlink para veículos não estão disponíveis no mercado. Mas a empresa protocolou uma ficha técnica na FCC (Federal Communications Comission) — órgão dos EUA equivalente à Anatel — na terça-feira (3) para pedir a aprovação do aparelho.
O documento revela que a FCC autorizou que a Starlink instalasse até 1 milhão de antenas terrestres, que devem se conectar com uma constelação de 4,4 mil satélites — com lançamento já autorizado. Elon Musk já havia dito que gostaria de tornar móvel a internet via satélite da empresa, e esse parece ser o primeiro passo da operação.
Em comparação com as antenas normais da Starlink, os novos modelos ESIM (Earth Station in Motion) são protegidos contra frios e calores extremos, além de terem capacidade de derreter neve e gelo. Diante de tudo isso, o equipamento vai continuar funcionando, diz a SpaceX.
Antena móvel da Starlink foi feita para grandes veículos
As novas antenas ESIM terão maior poder de recepção e menos potência de transmissão. O pedido feito pela SpaceX também afirma que os receptores vão dialogar com outros aparelhos “visíveis no horizonte e com uma elevação em ângulo de 25 graus”.
Mas quem tem carros, inclusive Teslas, não vai poder carregar o equipamento: o design foi feito para aeronaves, caminhões, trailers, e barcos. Quem disse isso foi o próprio Musk.
As antenas da Starlink costumam entrar em pane diante de temperaturas acima de 50ºC. Um dos clientes, que está inscrito na fase de beta do programa da Starlink e recebeu o equipamento, teve de regar a própria antena para resfriá-la. Ela voltou a funcionar logo depois.
Para colocar as ESIM no mercado, a FCC precisa aprovar a conexão de banda larga de 12 GHz. A SpaceX reconhece que as antenas móveis, por usarem essa frequência, podem sofrer interferências de satélites de TV e MVDDS (Multichannel Video and Data Distribution Service) — tecnologia de distribuição de sinal disponível nos EUA.
Em favor da liberação pela FCC, a SpaceX argumenta que a instalação dos ESIM é de interesse público e aumenta a cobertura de banda larga de veículos não apenas nos EUA, mas também no mundo. Obviamente a empresa pensa em aeronaves: muitas empresas aéreas ainda carecem de um Wi-Fi totalmente gratuito durante viagens.
Beta da Starlink tem 90 mil participantes de 12 países
Em perspectiva, o programa de testes da Starlink tem 90 mil inscritos, participando de 12 países. Um relatório da Ookla afirmou que “devido à orbitação mais próxima à superfície terrestre, a internet da Starlink foi a única que manteve latência média próxima à internet de fibra no 2º trimestre de 2021”.
A Starlink se propõe a entregar sinal em áreas remotas; seu fundador, Elon Musk, diz que até agosto, a empresa deve fornecer uma cobertura capaz de cobrir todos os cantos do globo. Isso, logicamente, atraiu a atenção de outras operadoras de rede nos EUA, que decidiram lutar na FCC para vetar o financiamento à subsidiária da SpaceX. Em maio, a Anatel liberou duas antenas de satélite que ficaram instaladas nas estações terrestres da companhia no Brasil.
Com informações: ArsTechnica
Antena da internet Starlink para veículos vai aguentar calor e frio extremos
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