Durante uma disputa pelo direito de uso da marca Star, a Walt Disney Company e a empresa de mídia Starz entraram em um acordo e desistiram de uma ação judicial que corria na 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial de São Paulo. Com isso, a empresa do Mickey fica liberada para lançar o serviço de streaming Star+ ainda em agosto.
O encerramento da ação judicial ocorreu poucos dias após a Disney oferecer R$ 50 milhões para a Starz, e essa verba serviria para compensar possíveis danos causados pela marca Star+ ao serviço de streaming StarzPlay. De acordo com o Notícias da TV, houve desistência de ambas as partes após um acordo amigável.
No final das contas, a Starz aceitou os R$ 50 milhões oferecido pela Disney. Com o acordo, o recurso que impedia a Disney de lançar um serviço de streaming com nome Star+ também perdeu efeito. As custas judiciais deverão ser pagas por ambas as empresas.
O imbróglio entre as empresas começou em abril de 2021, quando a Starz entrou com um pedido de registro de oposição contra a Disney no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro de marcas no Brasil. Processos também foram abertos em entidades equivalentes na Argentina e México.
Confesso que fiquei surpreso com o aceite do valor oferecido pela Disney para a Starz: apesar de não ser tão presente no Brasil, a companhia possui certa relevância no mercado de entretenimento e encerrou o ano de 2020 com 14,6 milhões de assinantes do StarzPlay em todo o mundo.
Star+ deve chegar ao Brasil em agosto
Se não houver mais atrasos, a Walt Disney Company irá lançar o streaming Star+ no dia 31 de agosto de 2021. O novo serviço será voltado para um público menos infantil e terá assinatura separada do Disney+, como o Hulu nos Estados Unidos.
O Star+ deve reunir séries de sucesso como Os Simpsons, The Walking Dead, Grey’s Anatomy, Family Guy e Futurama. No catálogo de filmes será possível encontrar Bohemian Rhapsody, Deadpool e Logan, além de produções locais da América Latina. Por fim, a plataforma também reunirá esportes ao vivo da ESPN, incluindo CONMEBOL Libertadores, UEFA, NFL, NBA, MLB, NHL e US Open.
Os preços do Star+ ainda não foram revelados, mas é de se esperar que a Disney repita a estratégia do Disney+ e faça parcerias com operadoras de telecomunicações, bancos, lojas virtuais e outros serviços de streaming para comercializar o serviço.
Vale lembrar que a Disney também adotou a marca Star para os canais da Fox na TV por assinatura convencional.
Disney e Starz fazem as pazes e encerram disputa pela marca Star no Brasil
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