Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

WhatsApp em 2021: os recursos já lançados e as novidades que estão por vir

WhatsApp implementou diversas novidades nos últimos meses. Além do acesso de uma conta em até quatro dispositivos, a equipe do mensageiro anunciou uma ferramenta para migrar o histórico de conversas entre sistemas operacionais, fotos e vídeos que se autodestroem e mais. Veja, a seguir, todos os recursos que já foram lançados em 2021 e aqueles que ainda serão levados ao aplicativo no futuro.

WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Uso da mesma conta em até quatro dispositivos

Diferentemente do Telegram, é preciso manter o celular ligado para utilizar o WhatsApp em um computador. Mas isto começou a mudar em julho, quando o mensageiro anunciou a possibilidade acessar uma conta em até quatro dispositivos diferentes. E tudo isso sem abrir mão da criptografia de ponta a ponta.

A função permite que o usuário troque mensagens pelo notebook sem ter o smartphone por perto, por exemplo. Além disso, os responsáveis pela plataforma informaram que o histórico de mensagens será sincronizado entre todos os aparelhos conectados. O recurso ainda está em fase de testes.

WhatsApp em múltiplos dispositivos (Imagem: Divulgação)
WhatsApp em múltiplos dispositivos (Imagem: Divulgação)

Migração de histórico de conversas entre sistemas

O aplicativo de mensagens ainda anunciou, em agosto, um recurso para migrar o histórico de conversas entre sistemas operacionais. Isto significa que, através do novo recurso, será possível levar as informações de um celular Android para um iPhone ou de um iPhone para Android. Além das mensagens, a ferramenta ainda transfere mídias, como imagens e mensagens de voz, ao novo smartphone.

Segundo o mensageiro, o recurso chegará primeiro ao Android. “Os usuários poderão levar seus históricos de WhatsApp do iOS para um dispositivo Android e, posteriormente, poderão fazer o mesmo em dispositivos iOS”, afirmaram em agosto. 

Migração de backup (Imagem: Divulgação)
Migração de backup (Imagem: Divulgação)

Fotos e vídeos que se autodestroem

O WhatsApp ficou mais próximo do Snapchat e do InstagramTambém em agosto, a equipe do mensageiro oficializou um recurso que permite enviar fotos e vídeos com uma espécie de “prazo de validade”. No anúncio, o mensageiro informou que a função oferece “uma camada adicional de privacidade e controle” às mídias.

O recurso permite que o arquivo seja visualizado somente uma única vez. Assim como no Instagram Direct, ao tocar sobre uma imagem recebida, por exemplo, a mídia vai expirar logo em seguida. Para visualizá-la novamente, é preciso reenviá-la.

A equipe da plataforma ainda prepara melhorias para mensagens temporárias em grupos e pretende oferecer opções para que durem 24 horas ou 90 dias. Além disso, o mensageiro trabalha em um “Modo de Desaparecimento”. Segundo o CEO do Facebook, Mark Zuckerberga função será implementada em um futuro próximo.

Fotos temporárias no Android e iOS (Imagem: Divulgação)
Fotos temporárias no Android e iOS (Imagem: Divulgação)

Backups na nuvem com senha

O mensageiro possui criptografia de ponta a ponta para proteger as conversas que acontecem na plataforma. Ainda assim, os backups guardados no Google Drive, pelo app para Android, e no iCloud, pelo app para iPhone (iOS), não contam com uma camada extra de proteção. Mas este problema será solucionado em breve.

Em julho, o WhatsApp Beta começou a receber a função para proteger as cópias de segurança. Funciona assim: ao guardar um backup no Google Drive, por exemplo, o usuário pode escolher uma senha para criptografar seus arquivos. Em seguida, as informações só poderão ser acessadas com a credencial cadastrada.

Backup com senha (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Backup com senha (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

WhatsApp Pagamentos

O WhatsApp Pagamento foi oficialmente anunciado em junho de 2020 e suspenso no Brasil pelo Banco Central (BC) dias depois. A plataforma, no entanto, voltou a funcionar no país em maio de 2021 após ser aprovado pelo BC em março.

A plataforma permite que os usuários realizem pagamentos pelo aplicativo de mensagens. Para isto, é preciso cadastrar um cartão de um banco ou instituição financeira que seja parceira do serviço. É o caso do Itaú (Mastercard), Nubank (Mastercard), Banco do Brasil (Visa), Bradesco (Visa), entre outros.

WhatsApp Pagamentos (Imagem: Divulgação)
WhatsApp Pagamentos (Imagem: Divulgação)

Conversas arquivadas para sempre

Organizar a lista de conversas nem sempre é uma tarefa simples. Mas a plataforma recebeu, em julho, uma opção que permite arquivar os chats para sempre, que pode ajudar a dar uma “ordem na casa”. Assim, mesmo que uma nova mensagem chegue, a conversa permanecerá oculta e não será levada para a tela inicial do app.

O recurso pode ser ativado ou desativado sempre que usuário para desejar. Já o acesso às conversas escondidas acontece na própria tela de início do app, na opção “Arquivadas”. Também é possível arquivar e desarquivar a qualquer momento.

Mensageiro no iPhone (Imagem: Dimitri Karastelev/Unsplash)
Mensageiro no iPhone (Imagem: Dimitri Karastelev/Unsplash)

Botão para acelerar a velocidade dos áudios

Em maio, os usuários do app receberam um botão para acelerar a velocidade dos áudios. Ao pressioná-lo, é possível escolher reproduzir a mensagem de voz em menos tempo, o que pode ser útil para quando se recebe um áudio com mais de dois minutos, por exemplo. O recurso já está disponível para Android e iPhone.

O mensageiro também está preparando mais melhorias para as mensagens de voz. Dessa vez, trata-se de uma função para revisar os áudios antes de ser enviado. Ainda não se sabe quando a ferramenta chegará a todos.

Botão para acelerar áudio (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)
Botão para acelerar áudio (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Ingresso em chamadas em andamento

As chamadas de voz e vídeo do WhatsApp ganharam um baita reforço em julho. O mensageiro passou a permitir que convidados participem de uma conversa em grupo em andamento, mesmo que não atendam a ligação no começo. O recurso já está disponível tanto em celulares Android quanto no iPhone (iOS).

A interface das ligações também recebeu melhorias. Assim como no FaceTime, o aplicativo mostra uma aba com os botões para desligar, mudar a imagem de lado e ativar ou desativar o microfone e câmera. Também é possível arrastar a janela para cima para saber quem está participando da chamada.

Chamadas em grupo (Imagem: Divulgação)
Chamadas em grupo (Imagem: Divulgação)

Chamadas pelo computador e mais

As melhorias também desembarcaram no WhatsApp WebEm março, o mensageiro passou a permitir as chamadas de voz e vídeo pelo computador. Outra novidade se concentrou no uso da biometria para acessar a versão web da plataforma em um novo dispositivo ou navegador

O aplicativo do mensageiro para desktop ainda vai receber uma ferramenta para editar imagens. Assim como no celular, será possível adicionar emojis, stickers, texto e mais em fotos enviadas pela plataforma. O recurso ainda não está disponível aos usuários.

Chamadas de voz e vídeo no desktop (Imagem: Divulgação)
Chamadas de voz e vídeo no desktop (Imagem: Divulgação)

Novidades do WhatsApp Business

A equipe do mensageiro também apresentou algumas novidades para o WhatsApp BusinessEm abril, a versão comercial do app de mensagens recebeu uma atualização com um recurso para ocultar produtos em falta. A versão do aplicativo também ganhou uma opção para gerenciar o catálogo de produtos pelo computador.

Em junho, o Facebook ainda revelou novos tipos de mensagens para o Business. Além disso, o aplicativo reduziu o tempo necessário para utilizar a API e ampliou o acesso ao recurso. “Isso pode gerar conversas mais significativas que aumentam a satisfação do cliente e aumentam as vendas”, destacaram.

WhatsApp Business (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)
WhatsApp Business (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

Vídeos silenciados e importação de figurinhas animadas

Em 2021, o mensageiro incrementou algumas funções do app. É o caso da ferramenta para enviar vídeos, que agora conta com um botão para silenciá-los antes de serem submetidos à conversa. As demais novidades ficam pela importação de figurinhas animadas e aumentou o espaço para imagens e pré-visualização de links no chat

Outra alteração que está saindo do forno é a configuração para escolher a qualidade das imagens enviadas. Através dela, é possível definir o nível de compressão de uma foto caso queira poupar dados ou enviá-la com mais detalhes, por exemplo. Ao todo, a plataforma oferece três opções: Automático, Melhor qualidade e Economia de dados. 

Tela de seleção de figurinhas (Imagem: Reprodução)
Tela de seleção de figurinhas (Imagem: Reprodução)

O que está por vir?

O WhatsApp também está trabalhando em outros recursos que ainda não estão disponíveis para uso ou não chegaram a todos. É o caso da opção para fazer login via chamada que não precisará ser atendida. Em abril, um desenvolvedor também encontrou pistas sobre uma integração entre o mensageiro e o Facebook Messenger.

Acompanhe o Tecnoblog diariamente para não perder nenhuma novidade sobre o WhatsApp.

Publicada originalmente em 19 de agosto de 2021.

WhatsApp em 2021: os recursos já lançados e as novidades que estão por vir

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires