Libras significa Língua Brasileira de Sinais que corresponde a um idioma que possui suas próprias regras e especificações. Desde 2002, a língua é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão dos surdos no Brasil pela LEI Nº 10.436, sendo também a primeira língua da comunidade. Continue a leitura e confira 5 aplicativos gratuitos para aprender Libras.
1. Hand Talk
O Hand Talk é um aplicativo que traduz, automaticamente, textos e áudios em Libras, assim como em ASL, que é a Língua Americana de Sinais, tudo isso utilizando inteligência artificial.
Além de fazer a tradução automática, o app ainda tem a funcionalidade “Dicionário”, para aprender palavras específicas de determinadas categorias como alimentação, saúde, animais, entre outros, e uma área exclusiva de vídeos explicativos sobre diversos temas para tornar o aprendizado mais dinâmico.
Importante destacar que há uma área “Lojas” no Hand Talk, com recursos para personalizar os intérpretes 3D.
2. Alfabeto Libras
Desenvolvido pelo Projeto Beethoven, o aplicativo é voltado para o aprendizado do alfabeto em Libras, ou seja, nele você consegue aprender como as letras são representadas na língua. Além disso, o Alfabeto Libras conta com jogos de forca, para nível iniciante e intermediário, para incentivar o usuário a colocar em prática o aprendizado.
3. Librário – Libras para todos
Com o objetivo de promover a integração entre surdos e ouvintes, e o desenvolvimento da empatia, o aplicativo Librário – Libras para todos permite o aprendizado da língua de uma forma dinâmica e divertida, a partir do Jogo da Memória e do Jogo Saci, uma variação do jogo do Mico.
São 81 palavras, com vídeos educativos, divididas em três categorias: Geral, Artes e Verbos Educativos.
4. VLibras
O VLibras é um aplicativo que tem o objetivo de ajudar a comunicação e disseminação da Língua Brasileira de Sinais, desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD), da UFPB, com apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Além de você conseguir digitar a palavra que deseja traduzir, o app ainda conta com um dicionário completo de termos. Também é possível ajustar a velocidade da tradução e reposicionar o intérprete da forma que desejar.
5. Abeille Libras
Diferente dos outros apps, o Abeille Libras é direcionado tanto para quem quer aprender a língua quanto para quem é intérprete e quer divulgar o próprio trabalho.
Assim, os intérpretes conseguem cadastrar sinais de palavras e expressões que serão apresentados para os usuários nas buscas, divulgar o trabalho e receber avaliações, e as pessoas que procuram o Abeille para aprender encontram: alfabeto, números, dicionário, busca rápida, consulta de sinais e blog, tudo com conteúdo interativo.
O aplicativo também tem uma versão para assinantes, com outros recursos e aulas liberadas.
Com informações: Hand Talk.
0 Commentaires