O termo está diretamente ligado à capacidade de gerar lucros para os acionistas. Veja abaixo, o que é valuation e por que é um indicador importante para o investidor utilizar como termômetro antes de tomar as decisões de aquisição ou venda de ações de uma empresa.
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Índice
O termômetro do negócio
O valuation — em português avaliação — de negócios pode ser descrito como o processo ou resultado da determinação do valor econômico de uma empresa. Todos os negócios têm uma coisa em comum: o objetivo é gerar lucros para os acionistas. Prazos, métodos e expectativas diferem, mas o objetivo é o mesmo.
Em resumo, o valor de qualquer negócio é o indicativo presente dos lucros futuros esperados. O processo de avaliação analisa em profundidade a operação, despesas, receitas, estratégia e riscos do negócio para chegar a premissas para lucros futuros, horizonte de tempo, taxas de desconto e taxas de crescimento.
A importância para o investidor
Avaliar uma empresa — valuation — é um processo complexo e não existem atalhos. Para o investidor médio, os relatórios de pesquisa podem oferecer insights sobre o valor de uma empresa. O processo de avaliação de negócios é uma análise aprofundada, mas, ao mesmo tempo, é apenas uma estimativa.
Um verdadeiro investidor de valor analisa ações independentemente do mercado e procura lacunas entre valor e preço. Eles acreditam que, com o tempo, o preço alcançará o valor. Os investidores em preços procuram tendências de mercado na demanda por uma ação usando análises técnicas e, em seguida, tentam se antecipar a essas tendências.
Os investidores de mercado eficiente acreditam que o mercado reflete o valor com precisão. Os investidores em valor e preço usam estilos de gestão ativos, selecionando ações específicas com o objetivo de superar o mercado. Os investidores de mercado eficientes usam estilos de investimento passivos, como fundos de índice.
Formas de cálculo
Existem diversas formas de calcular o valuation de uma empresa, dependendo do estilo do investidor e o que ele busca com as estimativas futuras. O método mais básico é somar o total de ativos com o lucro líquido no período de 1 ano, por exemplo.
Ativos contabilizados
- Dinheiro em caixa;
- Dinheiro em conta do banco;
- Contas a receber;
- Matéria prima;
- Mercadorias;
- Maquinário;
- Aplicações financeiras de curto prazo;
- Imóvel (sede e filiais).
Como exemplo, uma empresa que tenha R$ 350 mil em ativos e alcance o lucro de R$ 45 mil descontando as despesas, terá o valuation de R$ 395 mil.
Além desse método, existe o base zero, o venture capital, por estágio, retirando o fluxo de caixa, custo para dobra, multiplicador de mercado. Qualquer um desses exemplos possuem suas complexidades e podem ser utilizados em conjunto para ter diversas estimativas em cada cenário.
Quanto maior o número de informações sobre o valuation da empresa, melhor será para o investidor.
Com informação: Investopedia, Abstartups, The balance.
O que é valuation e por que é um indicador importante para o investidor?
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