Em setembro de 2020, a Uber assumiu o compromisso de realizar viagens apenas com carros elétricos até 2040. Os primeiros passos rumo a esse objetivo já estão sendo dados: a companhia fechou um acordo com a startup Arrival para criar um veículo do tipo. O modelo vai ser desenvolvido especificamente para serviços de transporte por aplicativo.
- Uber Eats deixará você pedir de vários restaurantes em uma só entrega
- Como cancelar uma corrida no Uber [taxa de cancelamento]
A parceria com a inglesa Arrival faz sentido por dois motivos. O primeiro: a startup é focada em desenvolvimento de veículos elétricos e tecnologias relacionadas. O segundo: a Uber poderá contar com um carro que, além de totalmente elétrico, será feito sob medida para as suas operações.
Não que o modelo virá para ser completamente diferente dos veículos de passeio atuais. Mas haverá diferenças importantes. A Arrival indica, por exemplo, que o banco do motorista será ergonomicamente projetado para aliviar o desconforto de uma pessoa que passará várias horas por dia diante do volante.
Outro exemplo: o assento frontal de passageiro poderá ser dobrado e empurrado para frente (mais do que o normal) para dar mais espaço ao usuário que viajar no banco traseiro.
O detalhe mais interessante nas imagens divulgadas fica para o painel do veículo. O carro oriundo da parceria entre Uber e Arrival deverá contar com uma tela central (que, sim, lembra os veículos da Tesla). O motorista não ficará mais dependente de um smartphone para realizar as corridas, portanto, embora o painel também traga suporte para fixação de celular.
Hoje, carros elétricos são consideravelmente mais caros do que veículos a combustão. Mas Tom Elvidge, vice-presidente sênior de mobilidade da Arrival, sinaliza que o veículo da Uber será tão acessível quanto possível. Com base nisso, podemos esperar por um carro repleto de características para facilitar as viagens, mas com poucos itens de luxo.
Para reduzir custos, a Arrival aposta, entre outras estratégias, no conceito de “microfábricas”, plantas de pequeno porte e altamente automatizadas que, por serem menores que as tradicionais, podem possibilitar produção de veículos mais rápida e barata, além de ecologicamente correta.
Na primeira olhada, esse é um projeto futurista. Mas não estamos falando de um futuro muito distante: a Arrival planeja finalizar o design do veículo ainda em 2021 e iniciar a sua produção até o fim de 2023. Apesar da parceria recém-anunciada, o modelo não será exclusivo da Uber.
Com informações: The Verge.
Uber faz parceria para carro elétrico voltado a motoristas de aplicativo
0 Commentaires