Foi pensado para ser um acesso irrestrito do administrador para resolver problemas no sistema. Veja abaixo, o que é backdoor em computação e como essa alternativa útil pode se tornar um grande perigo para os sistemas. Alguns exemplos de softwares mantêm seus backdoors mais protegidos, mas nem sempre é o caso comum, os hackers ficam atentos às possíveis falhas.
O que é backdoor em computação?
Um backdoor em um software ou sistema de computador é geralmente uma porta de acesso não documentada que permite ao administrador entrar no sistema, solucionar problemas ou fazer manutenção.
O grande problema do backdoor é quando for acessado por hackers e agências de inteligência para obter acesso ilícito, seja escravizar o computador ou espionagem. Por isso, a expressão assume diversos significados.
Pode se referir a um ponto legítimo de acesso embutido em um sistema ou programa de software para administração remota, ou uma falha para acesso criminoso.
Qual o grande perigo dos backdoors
O maior perigo do backdoor é o desconhecimento do usuário. Alguns backdoors administrativos são protegidos com nome de usuário e senha embutidos no código e não podem ser alterados, mesmo com o uso de credenciais que podem ser alteradas em alguns exemplos.
Normalmente, a existência do backdoor é desconhecida do proprietário do sistema ou usuário, sendo restrito a apenas o fabricante do software. Backdoors administrativos quando integrados podem criar uma vulnerabilidade no software ou sistema, onde os invasores criminosos conseguem acesso a um sistema ou dados.
O problema vai um pouco mais além, os hackers também podem instalar sua própria versão de backdoor em um sistema alvo. Isso permite que eles entrem e saiam quando quiserem e dá acesso remoto ao sistema, seu sistema se torna uma espécie de escravo.
O malware instalado em sistemas com essa finalidade costuma ser chamado de Trojan de acesso remoto, ou RAT, e pode ser usado para instalar outro malware no sistema ou retirar dados do usuário para fraudes.
Como me proteger das falhas de backdoor
A má notícia é que ninguém está imune a hackers de backdoor, e eles estão constantemente inventando novos métodos e arquivos de malware para obter acesso aos dispositivos dos usuários e sistemas.
Algumas dicas podem prevenir o acesso desses criminosos, ou governos ditatoriais aos seus dados:
Usando antivírus
É sempre bom usar um software antivírus avançado que possa detectar e prevenir uma ampla variedade de malware, incluindo trojans, cryptojackers, spyware e rootkits. O software irá detectar o vírus de backdoor e o eliminará antes que infecte o computador.
Um bom software antivírus também inclui ferramentas como monitoramento de Wi-Fi, um firewall avançado, proteção da web e monitoramento de privacidade de microfone e webcam para garantir que esteja o mais seguro possível online.
Cuidado com os downloads
Os backdoors são frequentemente agrupados com softwares, arquivos e aplicativos gratuitos aparentemente legítimos. Ao baixar qualquer arquivo da Internet, verifique se está recebendo apenas o arquivo que deseja ou se há algumas caronas desagradáveis vindo junto.
Mesmo um arquivo que se comporta como o original pode ser um cavalo de Tróia. Busque sempre baixar dos sites oficiais, evitar sites piratas e instalar um antivírus com proteção em tempo real, para sinalizar arquivos de malware antes mesmo de baixá-los em seu sistema.
Use firewall
Os firewalls são essenciais para a proteção anti-backdoor – monitoram todo o tráfego de entrada e saída do seu dispositivo ou sistema.
Se alguém fora de sua rede aprovada está tentando entrar em seu dispositivo, o firewall irá bloqueá-lo, e se um aplicativo em seu dispositivo está tentando enviar dados para um local de rede desconhecida, o firewall irá bloquear esse aplicativo também.
Gerenciador de senhas
Os gerenciadores de senhas geram e armazenam informações de login para todas as contas e ajudam o usuário a fazer login automaticamente.
Todas essas informações são criptografadas com segurança usando criptografia AES de 256 bits e bloqueadas por uma senha mestra.
Como eles geram senhas complexas e aleatórias, os gerenciadores de senhas tornam muito mais difícil para os hackers entrarem em sua rede ou se espalharem por ela caso tenha um vírus de backdoor instalado.
Com essas informações e dicas, além de saber o que é backdoor em computação o usuário poderá tomar cuidado para não ser vítima desses acessos.
Com informação: Safedetectives, Trendmicro.
0 Commentaires