O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) restabeleceu outros acessos à Plataforma Lattes. Neste sábado (7), a agência de fomento à pesquisa disponibilizou as opções para atualizar e criar novos currículos. A ferramenta de extração do sistema também voltou a funcionar no fim de semana.
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A reposição do sistema acontece poucos dias após o retorno parcial da plataforma. Na terça-feira (2), a instituição liberou o acesso aos currículos do Lattes através de endereços diretos ou por meio da ferramenta de busca. Mas opção de fazer login para atualizá-los e cadastrá-los e o portal que leva ao sistema ainda estavam indisponíveis.
O retorno de quase todas as ferramentas da Plataforma Lattes aconteceu neste sábado (7). Na ocasião, o CNPq informou que o restabelecimento “inclui a possibilidade de atualização dos currículos e de cadastro de novos usuários”. Além disso, a plataforma acrescentou no comunicado que restaurou o serviço de extração do Lattes:
“Como informado neste sábado pela manhã, foi restaurado, também, o serviço de extração do Lattes, que permite, a mais de 300 instituições de ensino e pesquisa, a extração dos currículos de seus pesquisadores, docentes e discentes”.
Realizei alguns testes na plataforma neste domingo (8). Ontem à noite, consegui fazer login e atualizar o meu currículo normalmente. Mas nem todos os sistemas do CNPq estavam disponíveis naquele momento. É o caso do Diretório dos Grupos de Pesquisa, que ainda retorna um erro de conexão ao ser acessado nesta segunda-feira (9).
CNPq prometeu pagamento de bolsas no 5º dia útil
O “apagão do CNPq” também resultou em preocupações sobre o pagamento de bolsas. Mas o CNPq anunciou, nesta quinta-feira (5), que havia concluído o processo de pagamento aos bolsistas. “O valor das bolsas será creditado dentro do prazo tradicionalmente estabelecido: quinto dia útil de cada mês”, afirmaram.
O informe foi dado antes de o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, dar mais explicações sobre o caso. No dia seguinte, ele afirmou que a instituição estava “trabalhando dia e noite para o restabelecimento” dos sistemas. Vilela também ressaltou que a agência havia adquirido novos equipamentos e que a migração estava em andamento.
“Mas o storage antigo apresentou o problema. Ele ‘apagou’, de uma certa maneira, e foi recuperado, mas ele está lento”, disse. “Nós temos que tomar muito cuidado porque nós preservamos todos os dados e temos que retirar esses dados com certa cautela. Não podemos apressar o equipamento. E estamos conseguindo”.
O presidente ainda afirmou que a agência de fomento à pesquisa vai realizar ações para fortalecer os seus sistemas, a fim de evitar novos incidentes. “Para isso, nós já reservamos recursos”, explicou. “Tem, inclusive, algumas universidades que já estão se preparando para nos ajudar, também, com o seu TI, para que tudo seja reformado”.
“Apagão do CNPq”: entenda o caso
O “apagão do CNPq” teve início em 23 de julho, mas a indisponibilidade só foi comunicada no dia seguinte. Depois, no dia 26, a agência disse que seguia “em esforço conjunto” com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para restabelecer os sistemas. Eles também afirmaram que a prioridade, na ocasião, era restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes “o mais rápido possível”.
O diagnóstico só veio a público no dia 27. A agência anunciou que havia iniciado os procedimento para o reparo de seus sistemas e que o pagamento de bolsas não seria afetado. Depois, no dia 28, o presidente do CNPq explicou que a incidente foi causado por uma falha no equipamento e que os dados estavam sendo recuperados.
A primeira previsão de restabelecimento foi dada no dia 29. “A perspectiva é de retorno do funcionamento na segunda-feira [2 de agosto] pela manhã, com o restabelecimento do acesso aos sistemas do CNPq”, informaram. Mas o retorno foi adiado no fim do prazo, na tarde da segunda-feira da semana passada (2).
A retomada do Lattes só aconteceu na terça-feira (3) à noite. A agência liberou o acesso aos currículos somente pela ferramenta de busca ou pelo endereço direto, e assegurou que a base de dados contava com atualizações feitas até às 18h de 23 de julho, quando começou o apagão. Mas o site do sistema ainda estava indisponível naquele dia.
Em seguida, o CNPq retomou algumas funções do Lattes, como as opções para atualizar e cadastrar novos currículos. Nesta segunda-feira (9), a agência também restabeleceu o seu serviço de e-mail. “Os contatos com o CNPq podem ser feitos por meio dos endereços institucionais já conhecidos”, anunciaram. “Assim, o contato com a Central de Atendimento pode ser retomado por meio do endereço atendimento@cnpq.br”.
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