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Oi lança V.tal para levar internet por fibra a 32 milhões de casas

A Oi anunciou nesta quinta-feira (5) a V.tal, nova marca da InfraCo, empresa responsável pela rede neutra de fibra óptica. Junto com o novo nome, a operadora anunciou um ousado plano de levar cobertura de banda larga com tecnologia FTTH (fibra até a casa do cliente) para 32 milhões de domicílios até o final de 2025.

Rodrigo Abreu, CEO da Oi, e Pedro Arakawa, CCO da V.tal

Rodrigo Abreu, CEO da Oi, e Pedro Arakawa, CCO da V.tal (Imagem: Divulgação)

O novo nome da InfraCo é um tanto quanto curioso. “Se pronuncia ‘Vital’, com um ‘I’ que ninguém vê, fica escondido, mas importante para fazer tudo funcionar”, afirma Rodrigo Abreu, CEO da Oi. De fato, a nova companhia não deve atender consumidores finais e sua existência deve ser oculta para a maioria pessoas: a proposta da V.tal é fornecer conectividade para a própria Oi e outras empresas, inclusive operadoras, com o modelo de rede neutra.

A Oi atualmente é uma cliente âncora da V.tal. Caso o negócio com o BTG Pactual seja aprovado, a operadora passa a ser sócia minoritária com cerca de 42% dos papéis, enquanto o banco ficará com o controle. A companhia já nasce com uma carteira de 260 contratos com provedores regionais no modelo de atacado, além de outras empresas que utilizam a rede neutra para levar internet banda larga para casas de clientes.

Com a mudança, a V.tal se consolida como uma nova empresa, com CNPJ próprio, sede em São Paulo e um comitê para garantir os processos de governança, administração e operação comercial neutros durante a transição da Oi – prática conhecida no mercado como chinese wall, ou “muralha chinesa” em bom portugês.

V.tal deve investir R$ 30 bilhões para expandir fibra óptica

A rede atual da V.tal não é pouco relevante: são mais de 400 mil km de fibra, com infraestrutura chegando em 2.300 cidades. A Oi prevê encerrar o ano de 2021 com capacidade para atender 14,8 milhões de domicílios (home passed) com fibra óptica em 228 municípios, e prevê que a cobertura atinja 32 milhões de casas até o final de 2025. É mais do que a Vivo tem hoje: a concorrente é líder em fibra e tem 17,3 milhões de casas passadas com a tecnologia.

Equipe da Oi construindo rede da Oi Fibra. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

Rede de fibra da V.tal tem mais de 400 mil km de extensão (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

O planejamento prevê investimentos na casa de R$ 30 bilhões, que devem levar cobertura de fibra óptica até a residência (FTTH) para mais de 2.300 municípios – aqui vale ressaltar que a rede atual já chega nessa quantidade de cidades, porém apenas com rede de acesso (backhaul) e sem infraestrutura para fornecer banda larga com fibra ao consumidor final.

Essa rede neutra deve atender tanto a Oi como outros provedores, que devem pagar uma espécie de aluguel por cada cliente conectado. A V.tal oferecerá o serviço de duas modalidades, cada qual com seu preço: a primeira delas envolve a conexão completa, incluindo os técnicos da própria empresa para instalar o serviço na casa dos clientes; a segunda forma inclui apenas a última milha, e o provedor deve se responsabilizar pelo processo de instalação.

Um detalhe importante é que a Oi, como cliente âncora, poderá ter exclusividade de atuação em novas regiões por um período curto (e não mencionado pela empresa). Abreu garante que esse privilégio não ocorre pelo fato da operadora ser acionista mas por ter um contrato de uso relevante, e outras operadoras também podem ser clientes âncora da V.tal em determinadas localidades.

Oi quer ter 8,1 milhões de clientes de fibra até 2024

A Oi informou no seu plano estratégico que quer alcançar a marca de 8,1 milhões de clientes da banda larga Oi Fibra até 2024. Trata-se de um número ousado: a operadora planeja encerrar o ano atual com 3,5 milhões de clientes em uma rede com 14,8 milhões de casas, o que resulta numa taxa de ocupação – proporção entre casas conectadas e domicílios aptos a contratação – de 23,4%

Para alcançar essa meta mantendo a mesma taxa de ocupação, a Oi precisaria ter cobertura de fibra para 34,4 milhões de casas até 2024. Esse número é mais alto que os 32 milhões de domicílios plenajedos pela V.tal até o ano de 2025.

Se contar exclusivamente com a rede da V.tal e não usar outros operadores neutros ou construir rede própria, a Oi precisará ser mais agressiva com seus planos e ofertas para aumentar a taxa de ocupação da rede. A tele prevê que o gasto médio por assinante de fibra óptica com a operadora seja de R$ 94 mensais até 2024; o pacote básico atual da operadora oferecido na maioria das localidades custa R$ 99,90 por mês no débito automático com internet de 200 Mb/s e telefone fixo ilimitado.

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