Uma planilha ou tabela que mostra a capitalização do patrimônio de uma empresa. Veja abaixo, o que é cap table e qual a sua importância tanto para startups quanto investidores no auxílio da tomada de decisões baseadas na materialidade econômica de uma empresa. A tabela leva em conta todo o patrimônio da empresa, físico e papéis adquiridos.
- O que é um contrato de mútuo conversível
- O que é um restaurante digital? É o mesmo que uma dark kitchen?
Cartas abertas na mesa
A cap table — ou tabela de capitalização —, também conhecida como tabela de limite, é uma planilha que mostra a capitalização do patrimônio de uma empresa.
É mais utilizada por startups e negócios em estágio inicial, mas todos os tipos de empresas também podem usá-la. Em geral, a tabela de capitalização é uma análise descritiva do patrimônio líquido de uma empresa. As cap tables geralmente incluem todo o capital de propriedade de uma empresa, como ações ordinárias, ações preferenciais, garantias e capital conversível.
Como funciona?
Uma versão básica de cap table lista cada tipo de capital acionário, os investidores individuais e os preços das ações. Uma tabela mais complexa também pode incluir detalhes sobre novas fontes potenciais de financiamento, fusões e aquisições, ofertas públicas ou outras transações hipotéticas.
As tabelas de capitalização são normalmente usadas de forma privada por empresas para fornecer informações sobre os investidores e o valor de mercado.
No geral, uma tabela de capitalização mostra o valor total de mercado de uma empresa e seus componentes. Como um ponto chave de referência para gestores de negócios, a cap table é considerada em todas as decisões financeiras que têm impacto na capitalização de mercado e no valor de mercado da empresa.
Como tal, é importante que a tabela de capitalização seja precisa, customizada para as necessidades do negócio e mantida regularmente atualizada para a tomada de decisões com base nas informações.
Importância para startups
Para as startups devido a necessidade constante de financiamento e capitalização essa tabela tem função primordial. Ela indica a porcentagem de participação de cada investidor na empresa, o valor de seus títulos e a diluição ao longo do tempo.
A cap table é criada primeiro, antes de outros documentos da empresa, nos estágios iniciais de uma startup ou empreendimento. Após algumas rodadas de financiamento, as tabelas de capitalização tornam-se complexas e listam as fontes potenciais de financiamento, ofertas públicas iniciais, fusões e aquisições e outras transações.
É uma excelente ferramenta para tomada de decisões onde a empresa está em um estágio de que qualquer erro pode resultar em fechamento.
Valor para os investidores
Para os investidores, a importância está ligada ao fato de que a forma mais simples de tabelas lista os acionistas iniciais e suas respectivas participações. As cap tables são usadas por investidores de risco, empreendedores e analistas de investimento para analisar eventos importantes, como diluição de propriedade, opções de ações para funcionários e emissão de novos títulos.
Liquidação efetiva (análise waterfall)
O segundo ponto é que a ferramenta serve para analisar o quanto cada acionista receberia com base no valor disponível para o patrimônio em um cenário de liquidez. Os eventos de liquidez geralmente são incertos e os acionistas não podem prever como e quando ocorrerão.
A análise waterfall se baseia em uma série de suposições para mostrar a porcentagem real dos recursos que seriam distribuídos aos acionistas se a empresa fosse liquidada (encerrada).
A cap table normalmente indica a propriedade contábil de acionistas individuais, que é a porcentagem real de propriedade. A propriedade contábil varia da propriedade econômica, que é o percentual de propriedade disponível para o patrimônio líquido.
Com essas informações descobrimos o que é cap table e qual a sua importância estratégica e tática, tanto para as startups quanto para os investidores — apostadores de risco.
Com informação: Corporate finance institute, Investopedia.
Cap table: o que é e qual a sua importância para startups e investidores
0 Commentaires