As classes de Final Fantasy 14 são bastante variadas, e cada uma delas tem prós e contras distintos. Um único personagem pode evoluir todos os “jobs”, mas é preciso decidir o melhor para chegar ao nível máximo pela primeira vez. Confira, nas linhas a seguir, um resumo de cada classe lançada até a expansão Endwalker, incluindo função no grupo, dificuldade e tipo de jogabilidade.
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Funções das classes de Final Fantasy 14
Antes de tudo, é importante mencionar que as classes de Final Fantasy 14 são divididas em três categorias baseadas no papel delas dentro de um grupo. Os personagens podem ter função de Dano Por Segundo (DPS) — corpo a corpo ou à distância (físico e mágico) —, Cura ou Tanque.
Classes DPS são responsáveis por causar a maior quantidade de dano em uma luta. Os DPS corpo a corpo, como Dragoon e Monk, costumam ser ágeis, ter muita mobilidade e usar habilidades que exigem bom posicionamento. Já os DPS à distância, tipo Bard e Black Mage, tendem a ser mais lentos, mas ficam em segurança na retaguarda conjurando magias poderosas ou atirando projéteis.
Os jobs especializados em Cura, como White Mage e Scholar, têm a missão de manter os membros do grupo saudáveis. Eles também podem ajudar no dano igual aos DPS, mas a tarefa principal é não deixar o Tanque morrer. Enquanto isso, os Tanques, tipo Warrior e Paladin, devem liderar o grupo e proteger os aliados na linha de frente, usando habilidades de mitigação de dano e provocação.
Guia das melhores classes de Final Fantasy 14
Agora que você já sabe as diferentes funções das classes de Final Fantasy 14, podemos explicar cada um dos 19 jobs em detalhes, classificando a dificuldade deles entre uma e cinco estrelas. Se quiser ir até algum parágrafo específico mais rápido, utilize o índice no começo do texto para navegar pela página.
DPS corpo a corpo
Monk
- Classe inicial: Pugilist;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 30 como Pugilist;
- Dificuldade:
Monks são lutadores que dependem apenas da força de seus socos e chutes. Essa classe consegue causar muito dano, mas é preciso saber atingir os pontos fracos dos inimigos para isso. Durante as lutas, os Monks costumam ficar “dançando” em volta dos alvos enquanto encaixam os diversos combos rápidos da rotação de habilidades.
Dragoon
- Classe inicial: Lancer;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 30 como Lancer;
- Dificuldade:
Dragoons têm a fama de ser a classe mais performática de Final Fantasy 14, com saltos e cambalhotas para se mover pela luta. Essa classe é boa para aprender rotação de habilidades e posicionamento. Porém, é um job perigoso para jogadores muito iniciantes, pois são altas as chances de pular de cabeça direto em um abismo ou em cima do golpe de um inimigo.
Ninja
- Classe inicial: Rogue;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 30 como Rogue;
- Dificuldade:
Ninjas combinam golpes rápidos, furtividade e magia. A classe é baseada em combos de habilidades e pode usar os comandos Ten, Chi e Jin para lançar jutsus poderosos. É simples de aprender, mas difícil de masterizar, em especial para lembrar a ordem dos selos e administrar o tempo das ações na latência alta dos servidores, se você jogar no Brasil.
Samurai
- Classe inicial: não tem;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 50 com qualquer classe e ter a expansão Stormblood comprada;
- Dificuldade:
Samurais causam a maior quantidade de dano explosivo entre as classes DPS corpo a corpo. É um job egoísta, pois não oferece qualquer suporte ao grupo. Em compensação, consegue dizimar os inimigos de forma mortal e estilosa com os seus combos de katana. O segredo para masterizar o Samurai é gravar a rotação de habilidades e manter seus buffs pessoais sempre ativos.
Reaper
- Classe inicial: não tem;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 70 com qualquer classe e ter a expansão Endwalker comprada;
- Dificuldade:
Reapers usam uma foice de duas mãos para ceifar a alma dos inimigos e invocar um avatar do Vazio para ajudar nas lutas. É uma classe bastante móvel, com a capacidade de se aproximar ou se afastar dos inimigos de maneira ágil. Assim como os Dragoons, é recomendado ter experiência para não acabar caindo em cima do perigo.
DPS físico à distância
Bard
- Classe inicial: Archer;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 30 como Archer;
- Dificuldade:
Bards causam pouco dano em relação aos outros DPS, mas compensam isso oferecendo muito suporte aos parceiros de grupo. Enquanto atira flechas de longe nos inimigos, a classe consegue tocar músicas que animam os jogadores, aumentando dano, cura e precisão de todas as pessoas, inclusive do próprio Bard.
Machinist
- Classe inicial: não tem;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 50 com qualquer classe e terminar a campanha de A Realm Reborn;
- Dificuldade:
Machinists usam armas de fogo e equipamentos robóticos para obliterar os inimigos à distância. Na rotação de habilidades, a classe precisa usar seus golpes para encher as barras de calor e bateria. Quando esses recursos chegam ao máximo, o Machinist se torna uma máquina desenfreada de causar dano explosivo muito rápido.
Dancer
- Classe inicial: não tem;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 60 com qualquer classe e ter a expansão Shadowbringers comprada;
- Dificuldade:
Dancers ficam na linha de trás durante as lutas enquanto rebolam o quadril para causar dano e melhorar os atributos dos aliados. Na rotação de habilidades, a classe deve fazer sequências de passos de dança para ativar certos efeitos. É possível ainda escolher uma pessoa do grupo para ser seu parceiro de dança e dividir os buffs com ela.
DPS mágico à distância
Black Mage
- Classe inicial: Thaumaturge;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 30 como Thaumaturge;
- Dificuldade:
Black Mages são os clássicos bruxos de qualquer RPG. Suas magias demoram para serem conjuradas, mas causam o maior dano explosivo de todo o jogo. A rotação de habilidades é bem objetiva, porém a classe é complicada de jogar, em especial por causa do gasto elevado de MP durante as lutas e da impotência enquanto estiver se movimentando pelo mapa.
Summoner
- Classe inicial: Arcanist;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 30 como Arcanist;
- Dificuldade:
Summoners conseguem invocar criaturas mágicas poderosas chamadas de Primals para causar muito dano. Se usada corretamente, essa classe pode se tornar uma das mais fortes do jogo inteiro. Para isso acontecer, porém, é necessário administrar a posição e os recursos tanto do próprio personagem quanto do seu pet.
Red Mage
- Classe inicial: não tem;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 50 com qualquer classe e ter a expansão Stormblood comprada;
- Dificuldade:
Red Mages conseguem conjurar magias à distância, assim como Black Mages, mas também podem se aproximar dos inimigos para desferir golpes com sua espada mágica. Além disso, a classe é capaz de usar algumas habilidades de cura e ressurreição para ajudar aliados em apuros. Esse job é bastante completo e tem uma rotação relativamente simples.
Blue Mage
- Classe inicial: não tem;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 50 com qualquer classe e terminar a campanha de A Realm Reborn;
- Dificuldade:
Blue Mages são como coringas em Final Fantasy 14. Classificada como um “job limitado”, essa classe é capaz de aprender as magias usadas por inimigos. Por isso, os Blue Mages podem ter função de DPS, cura, tanque ou ser um híbrido de várias coisas. A parte ruim é que, por ser um job limitado, os jogadores não podem procurar atividades no Duty Finder.
Cura
White Mage
- Classe inicial: Conjurer;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 30 como Conjurer;
- Dificuldade:
White Mages são os curandeiros clássicos especializados em magia branca, assim como Sacerdotes em outros RPGs. Essa classe é recomendada para pessoas que querem focar em oferecer o melhor suporte possível nas lutas. Suas habilidades são simples de usar e permitem recuperar muita vida dos aliados rapidamente.
Scholar
- Classe inicial: Arcanist;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 30 como Arcanist;
- Dificuldade:
Scholars invocam ajudantes, assim como os Summoners, porém com foco em ajudar os aliados do grupo. Essa classe pode pedir auxílio a fadas para conjurar habilidades que curam e oferecem escudos. Por também contar com um pet, esse job pode ser complicado de usar no início, já que é preciso controlar o personagem e a criatura ao mesmo tempo.
Astrologian
- Classe inicial: não tem;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 50 com qualquer classe e terminar a campanha de A Realm Reborn;
- Dificuldade:
Astrologians usam seus poderes astrais e suas cartas para auxiliar o grupo. Essa classe é versátil e balanceada, já que consegue curar — mas não tanto quanto um White Mage — e conjurar escudos — porém não com a mesma eficiência do Scholar. Por conta dessa capacidade mista, os Astrologians são muito úteis em qualquer tipo de luta.
Sage
- Classe inicial: não tem;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 70 com qualquer classe e ter a expansão Endwalker comprada;
- Dificuldade:
Sages são os curandeiros que causam mais dano no jogo, mas isso tem um motivo. Para curar os aliados, a classe precisa atacar os inimigos de forma constante. Também é possível conjurar escudos para evitar possíveis perigos. Com estilo mais agressivo, os Sages são ideais para quem gosta de ajudar, mas prefere usar jobs com gameplay mais dinâmica.
Tanque
Paladin
- Classe inicial: Gladiator;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 30 como Gladiator;
- Dificuldade:
Paladins protegem os aliados com seu escudo sagrado. Essa classe é a barreira definitiva e consegue não só suportar os ataques mais poderosos com facilidade, como também pode se curar sozinho. Devido ao seu kit de habilidades simples, mas completo, esse job é indicado para quem quer aprender a função de tanque de forma tranquila.
Warrior
- Classe inicial: Marauder;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 30 como Marauder;
- Dificuldade:
Warriors são tanques um pouco mais complexos. A ideia da classe não é evitar o dano, mas sim recebê-lo de frente para aumentar o nível de raiva e causar muito dano com seu machado gigante quando entrar no modo furioso. Para jogar bem de Warrior é preciso administrar as recargas das habilidades, em especial os poderes de autocura.
Dark Knight
- Classe inicial: não tem;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 50 com qualquer classe e terminar a campanha de A Realm Reborn;
- Dificuldade:
Dark Knights podem usar magias das trevas para causar dano com suas espadas gigantes ou proteger aliados. Em vez de se defender com um escudo ou ganhar fúria por ser atacada, essa classe foca em absorver a energia vital dos inimigos para se manter em pé. Com dois recursos diferentes para administrar, o job requer muita concentração.
Gunbreaker
- Classe inicial: não tem;
- Requisito para desbloquear: alcançar nível 60 com qualquer classe e ter a expansão Shadowbringers comprada;
- Dificuldade:
Gunbreakers usam a Gunblade — uma lâmina com mecanismo de arma de fogo — para fatiar os inimigos e conjurar balas mágicas. Essa classe é a mais estilosa entre os tanques e se encontra no meio termo entre mitigação de dano e potencial ofensivo. Em outras palavras, o Gunbreaker consegue defender o grupo — mas não tão bem quanto um Paladin — e causar bastante dano — porém menos que o Warrior.
Com informações: Final Fantasy 14, PC Gamer.
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