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Após promessas, Elon Musk admite que carros autônomos são “problema difícil”

Elon Musk vem prometendo um futuro mirabolante para seus carros elétricos da Tesla: eles poderão dirigir sozinhos de Los Angeles até Nova York, mesmo sem ninguém ao volante; e até servirão como robotáxis para renderem dinheiro aos donos. Tudo isso seria possível ao comprar um kit que custa até US$ 10 mil a mais no preço do veículo. Agora, o CEO enfim reconhece que a condução autônoma é um “problema difícil”.

Elon Musk (Imagem: Peter Tsai/Flickr)

Elon Musk (Imagem: Peter Tsai/Flickr)

O que é Full-Self Driving (FSD) da Tesla?

Na página oficial sobre o Full-Self Driving (FSD), a Tesla explica que por enquanto nenhum de seus carros é totalmente autônomo. No entanto, os clientes podem se preparar para isso ao adquirirem o FSD Computer, “capaz de fornecer desempenho e controle inteligentes para permitir um novo nível de segurança e autonomia”. Isso utiliza o radar, sensores e câmeras embutidos no veículo.

O FSD Computer custa US$ 10 mil e requer um Model S, Model X ou Model 3, cujos preços começam em US$ 34 mil (considerando benefícios para carros elétricos nos EUA). No futuro, ele deve ser oferecido mediante pagamento de assinatura mensal.

O Full-Self Driving entrou em beta no ano passado, mas ainda tem muito a evoluir – ele está longe da condução autônoma, ao contrário do que o nome pode indicar. Em março deste ano, um motorista testou o FSD na versão 8.2 em um Model 3: o sistema cometeu uma série de erros, violando algumas leis de trânsito e quase batendo em outro carro.

Elon Musk promete carro autônomo da Tesla há anos

O lançamento do FSD acabou virando uma piada recorrente entre donos de veículos da Tesla, porque Musk sempre promete entregá-lo em breve e nunca cumpre o prazo – a ponto de um cliente alterar o nome do carro via aplicativo para “Duas Semanas”.

No Twitter, Musk deu esta resposta ao cliente:

Haha, o FSD 9 beta será lançado em breve, eu prometo! A condução autônoma generalizada é um problema difícil, pois requer a solução de grande parte da IA do mundo real. Não esperava que fosse tão difícil, mas a dificuldade é óbvia em retrospecto. Nada tem mais graus de liberdade do que a realidade.

Os “graus de liberdade” mencionados por Musk significam basicamente que há uma grande quantidade de variáveis para serem levadas em conta pela inteligência artificial.

Interior de carro da Tesla (Imagem: Divulgação)

Interior de carro da Tesla (Imagem: Divulgação)

No entanto, por muitos anos, Musk esteve confiante de que carros autônomos chegariam muito em breve. Confira a retrospectiva:

  • março de 2015: Musk afirma que a inteligência artificial de carros autônomos “é muito mais fácil do que as pessoas pensam… quase vejo isso como um problema resolvido
  • dezembro de 2015: Elon Musk prevê “autonomia completa” em carros da Tesla até 2018
  • janeiro de 2016: Musk garante que, em mais ou menos dois anos (até final de 2017), os veículos da Tesla poderão dirigir sozinhos entre duas cidades ligadas por terra e sem barreiras no caminho, “por exemplo se você estiver em Los Angeles e o carro em Nova York”
  • outubro de 2016: Tesla promete demonstrar autonomia completa até o final de 2017
  • abril de 2017: Musk prevê que, em cerca de dois anos (até 2019), motoristas poderão dormir enquanto o veículo dirige sozinho;
  • novembro de 2018: Tesla define prazo para demonstrar autonomia completa no final de 2019
  • fevereiro de 2019: Musk repete promessa de que FSD estaria “com recursos completos” até final de 2019, dizendo que “o carro conseguirá encontrar você em um estacionamento, pegar você e levar até o destino sem qualquer intervenção” do usuário
  • abril de 2019: Musk afirma que Tesla Model 3 poderá ser usado como “robotáxi”, rendendo dinheiro para os donos ao transportar passageiros de forma autônoma; o plano era ter 1 milhão de robotáxis nas ruas até 2020
  • janeiro de 2020: Musk diz que software do FSD estará “com recursos completos” até o final de 2020, explicando que isso “apenas significa que há alguma chance de poder ir da sua casa para o trabalho sem intervenção”, mas com a ressalva de que isso “não significa que os recursos vão funcionar bem”
  • outubro de 2020: Tesla lança versão beta do FSD para um pequeno grupo de usuários nos EUA, dizendo que os testes serão “extremamente lentos e cuidadosos”
  • janeiro de 2021: Musk promete que Tesla vai fornecer autonomia total (de nível 5) até o final de 2021

Será que agora vai? Lógico que é melhor o FSD demorar ainda mais se isso significar maior segurança para os motoristas, mas Musk precisa deixar isso claro. Este ano, a Tesla admitiu ao Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia que não espera avanços significativos do FSD para 2021, mesmo com o teste beta.

Com informações: The Verge.

Após promessas, Elon Musk admite que carros autônomos são “problema difícil”

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